Outubro em Belém




Sou suspeita para falar, mas outubro é o melhor mês do ano! É o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Mas, além disso, é o mês do meu aniversário, do Círio de Nazaré e de alguns feriados, principalmente se você, assim como eu, mora em Belém do Pará. Ah, já ia me esquecendo, esse ano tem eleição, e, diga-se de passagem, é a eleição presidencial mais importante dos últimos anos. #LulaLá

Acontece que em 2022 tudo foi diferente! Em tese a pandemia de covid-19 está controlada, mas ainda assim, até o momento houve aproximadamente 844 mil mortes. E como os últimos 2 anos foram, no mínimo atípicos, agora que a vida está voltando ao “novo normal” tudo parece intenso demais. E com o Círio não é diferente. 

Círio de Reencontros foi assim que chamaram a maior procissão católica do Brasil que voltou às ruas em 2022. Reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas, depois de dois anos sem todas as festividades que envolvem a quadra nazarena, Círio aconteceu e trouxe aquela sensação de familiaridade que todos os paraenses conhecem.

Costumo dizer que sou católica só em outubro, justamente no período do Círio. E por mais que qualquer pessoa tente explicar o que acontece em Belém nessa época, é algo que a gente não explica, simplesmente sente. Esse foi um dos motivos que me fizeram escolher o Círio como tema do meu tcc. O livro reportagem intitulado “Outubro em Belém” tenta por em palavras tudo que acontece aqui. 

Meu livro foi escrito no primeiro ano da pandemia, naquela incerteza do que iria acontecer, no primeiro ano, em mais de 200 anos que o Círio não foi realizado, ou melhor, até foi, no modelo que era permitido na época. A santa sobrevoou os céus de Belém a bordo de um helicóptero, oficialmente não teve procissão, mas milhares de pessoas tomaram as ruas da cidade no 2° domingo de outubro de 2020 e fizeram o caminho da procissão. 
Este ano, fui acompanhar a missa do Círio com minha mãe, e ao mesmo tempo em que milhares de coisas passavam pela minha cabeça, eu não queria pensar em nada, só aproveitar aquele momento e agradecer por estar ali. 

Lá mesmo, no meio da multidão que aguardava a missa na praça lembrei da minha orientadora Carla Tôzo, nascida e criada em São Paulo, de quanto eu perturbei ela durante mais de 1 ano para ela me orientar e como a partir das minhas palavras ela conheceu um pouco do Círio. Lembro que quando enviei o capítulo do livro referente à origem histórica do Círio ela disse: “Agora sim eu consegui entender o que é o Círio”. O convite foi feito, espero que não só a Carla, mas outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer o Círio, que apesar de ser uma festividade católica consegue englobar todas as religiões. 

O Círio de 2022 acabou e a sensação é de que tudo passou rápido demais, e ficou com um gostinho de quero mais. Apesar disso já começaram a pensar no próximo cujo tema será "Maria sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”.  

Nos vemos em 2023 Nazinha!

Comentários